Olá, galera!
Fiquei impressionada com a quantidade considerável de museus que tem em Montevidéu, cada um com suas particularidades, seus encantos e suas histórias para contar aos visitantes.
Uma dica importantíssima e muito útil é saber os horários de funcionamento dos locais, pois o risco de chegar e dar de cara na porta é muito grande. Por esse motivo, infelizmente só conseguimos visitar dois museus, o “Museo de Historia del Arte” e o “Museo de Artes Decorativas”.
Caso tenha pouco tempo em Montevidéu, aconselho fazer uma seleção dos museus que pretende conhecer e verificar os dias e os horários que estarão aberto ao público para encaixar em seu roteiro de viagem.
A exposição gratuita consiste em peças originais ou réplicas de diferentes culturas artísticas de regiões do mundo todo. O museu proporciona ao visitante conhecer a arte realizada pelo homem durante toda a história da humanidade.
São três andares com um grande acervo riquíssimo de história, é possível se transferir para o período da Pré-história, para o Egito com suas piramides e múmias, estátuas da Grécia Antiga, Clássica,
arte africana, arte mexicana, pré-colombiana, peças uruguaias do período colonial, entre outras.
Para quem gosta de museu, super recomendo conhecê-lo e não deixe de acoplar o passeio do museu com o mirante panorâmico ao lado no Prédio da Intendência.
Endereço: Avenida 18 de Julio 1360, Montevidéu, Uruguai ou Rua Ejido 1326.
Horário de Funcionamento: de terça à domingo, 12 às 17h30. 13 de dezembro até 12 de março: 13h30 às 19hs.
Réplica número 1 da Cabeça Olmeca, a original se encontra no México.
O segundo museu que visitamos foi o “Museo de Artes Decorativas”, o acervo consiste em coleções de pinturas, esculturas, mobiliários e obras têxteis. O Palácio Taranco foi a residência da família Ortiz de Taranco e desde 1972 se tornou no museu.
O aspecto da fachada não é de se impressionar, o prédio está precisando de uma reforma, mas por dentro é visível a conservação que é feita.
A entrada é gratuita e está situado na Cidade Velha, na rua 25 de mayo 376. Atente-se aos dias que se encontra aberto (Segunda-feira à Sexta-feira) e os horários (12h30 às 17h40). Devido ao horário de funcionamento fomos obrigados a se retirar do museu antes de conhecê-lo completo. Infelizmente!
Plaza Zabala
Próximo ao museu, possui a “Plaza Zabala que foi inaugurada em 1890 em homenagem ao fundador de Montevidéu Burno Mauricio de Zabala.
Museo Histórico Nacional
Endereço: Rua Zabala 1467, Montevidéu – Uruguai.
Hora de voltar para casa!
Quero agradecer à todos que acompanharam essa jornada comigo em cada postagem e em cada foto.
A experiência foi incrível, conhecer uma cultura diferente nos faz identificar as igualdades e as divergências que contém em nosso país comparado com os demais, nos faz perceber o quanto nosso país possui muita coisa legal e bonita que precisa ser apreciada e zelada. Nos faz refletir e enxergar o que precisa ser feito aqui para melhorar.
Páh.