São Miguel das Missões
São Miguel das Missões está na zona oeste do estado Rio Grande do Sul, a 490 km de Porto Alegre, capital do estado. É uma cidade pequena, com aproximadamente 8 mil habitantes, mas que carrega em sua história uma batalha conhecida como “batalha de Caiboaté” e o Sítio Arqueológico de São Miguel. Hoje, é um patrimônio histórico da humanidade pela Unesco construído pelos índios guaranis e projetado pelos jesuítas.
Anti Monumento ao bandeirante
É considerado como um anti homenagem aos bandeirantes, pois para o povo da região os bandeirantes não são considerados heróis. O nome da obra é “Jaz” do artista João Loureiro, representa um bandeirante enterrado em uma sala subterrânea. O monumento está mal sinalizado e localizado, fica em frente ao cemitério, atrás de algumas árvores.
O cemitério está no lado direito da imagem e o monumento está em frente atrás das árvores. Vire a esquerda antes do cemitério!
Até a próxima postagem!
Quando estive em São Miguel das Missões fui discriminada pelo dono da pousa em que fiquei hospedada por ser paulista.
Olá, Ana.
Que situação desagradável, felizmente na pousada que ficamos o dono foi super legal. Qual pousada você ficou?
Obrigada pelo seu comentário. Volte sempre!
Pessoas que não conhecem a história acaba por se deixar levar pelas que estudam e distorcem. Sou gaúcho, moro perto das Missões, e estudei minha genealogia. Quase toda a parte luso-brasileira dos habitantes daqui são descendentes de tropeiros birivas. Quando os castelhanos foram definitivamente expulsos daqui em 1801, as terras foram ocupados por paulistas e açorianos a partis de 1815, com mais ênfase. Então a pessoa que lhe discriminou não conhece a história. Querem mistificar o “herói guarani”.