O que fazer em 12 dias pelo Rio Grande do Sul

Adoro viajar e aproveitar o máximo que eu puder de cada lugar que passo, por isso sempre acrescento bastante itens para fazer ou conhecer durante a viagem. Tivemos doze dias pelo Rio Grande do Sul e dividimos por quatro cidades, tais como, São Miguel das Missões, Bento Gonçalves, Gramado e Canela.

2 dias em São Miguel das Missões

 São Miguel das Missões está na zona oeste do estado Rio Grande do Sul, a 490 km de Porto Alegre, capital do estado. É uma pequena cidade, com aproximadamente 8 mil habitantes, mas que carrega em sua história uma batalha conhecida como “batalha de Caiboaté” e um patrimônio histórico da humanidade pela Unesco construído pelos índios guaranis e projetado pelos jesuítas.

Como chegar em São Miguel das Missões:

Também é possível chegar de ônibus pela viação ouro e prata ou via avião pela companhia aérea Azul até o município de Santo Ângelo que está a 60 km de São Miguel das Missões.

O que fazer em Missões:

Fonte missioneira 

Espetáculo de Som e Luz 

Ruínas de São Miguel das Missões e Museu das Missões  
Ponto de memória de missioneira 
Anti Monumento ao bandeirante

O que fazer próximo de São Miguel das Missões: 
Município Santo Ângelo 
Sítio Arqueológico São João Batista 
Santuário do Caaró 
Nosso roteiro:
1º dia: Chegamos em São Miguel das Missões à noite, fizemos check in na Pousada das Missões e fomos descansar.

2º dia: Conhecemos a Fonte missioneira, praça e catedral de Santo Ângelo, Sítio Arqueológico São João Batista, Santuário do Caaró. Compramos um lanche na padaria e Confeitaria Noroeste para comer na pousada e assistimos o Espetáculo Som e Luz à noite.

3º dia: Visitação ao Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões com duração de 1h30 com o áudio guia. Passeamos pelo centro à pé, iniciando pela rua Antunes Ribas, até encontrar uma praça próxima a escola Antônio Sepap. Almoçamos no Aldeia Grill. Conhecemos o Ponto de Memória e o Monumento ao Bandeirante. Jantamos no O Guarani.

4º dia: Saímos de Missões no período da manhã para o próximo destino Bento Gonçalves.

3 dias em Bento Gonçalves

 
Bento Gonçalves é um município do Estado Rio Grande do Sul, localizada na região Sul do Brasil. É conhecida como a “Capital Brasileira da uva e do vinho”, a cidade se tornou um importante polo industrial e turístico com desenvolvimento em vários setores, tais como, moveleiro, plantação de uva, fabricação de vinho, suco, espumante, entre outros. Contém aproximadamente 115.069 habitantes. O clima é subtropical, janeiro e fevereiro são os meses mais quentes (médias máximas até 26º C) e junho e julho são os meses mais frios (médias máximas até 17º C).
 
Como chegar em Bento Gonçalves

De São Miguel das Missões foram 440 km com apenas um pedágio no trajeto (valor R$ 5,20). Dirija com cuidado, pois a rodovia tem muitos buracos.

Atrações turísticas que conheci em Bento Gonçalves

Pórtico de entrada ao centro da cidade de Bento Gonçalves 

Museu do imigrante 
 Casa das Artes 
 

Igreja Católica São Bento 

Monumento ao Imigrante (está na praça da igreja São Bento) 
Igreja Cristo Rei 

Parque Epopeia Italiana 

Passeio de Maria Fumaça 

Vale dos Vinhedos 


Caminhos de Pedra
 Continuação do 4° dia: Chegamos no hotel Super 8 às 19h. Jantamos no Ristorante Del Fillipi.

5º dia: Conhecemos o Museu dos Imigrantes, Casa das Artes, Vinícola Miolo e AlmaÚnica (almoçamos no Mamma Gema). Voltamos ao centro para agendar o passeio de Maria Fumaça.

6º dia: Parque temático Epopeia Italiana e passeio de Maria Fumaça pelo período da manhã (almoçamos no Canta Maria Expresso). Conhecemos a igreja Cristo Rei e fomos para a Miolo para fazer o minicurso de degustação. Conhecemos a Igreja São Bento e o Monumento ao Imigrante (jantamos no Restaurante Caldeira).

7º dia: Passeio pelo Caminhos de Pedra e depois seguimos para Gramado.

5 dias em Gramado
 
O Município de Gramado foi criado em 15 de dezembro de 1954 e está localizado no Estado do Rio Grande do Sul na Serra Gaúcha. É considerado a cidade mais romântica e natalina do Brasil. A melhor época para visitar é durante o inverno, com temperaturas abaixo de 0 ºC, com possibilidade de fortes geadas e nevadas.
 
Como chegar em Gramado
Partindo de Bento Gonçalves até Gramado são 120 km pela via RS-235 com carro alugado. Durante o trajeto possui um pedágio de R$ 5,90. Neste trajeto é possível conhecer o labirinto verde da cidade Nova Petrópolis.
 
Atrações turísticas que conheci em Gramado
 
Mini Mundo
Dreamland – Museu de Cera  
Harley Motor Show

Museu do Automóvel – Hollywood Dream Cars
Super Carros

Mundo a Vapor 
 

Fonte do Amor Eterno
 

Museu do festival de cinema de Gramado e Palácio dos Festivais

Rua Coberta

Lojas / Fábricas de Chocolate
 
Continuação do 7º dia: Chegamos no hotel Laghetto Allegro Pedras Altas no final da tarde. Jantamos no restaurante do hotel.

8º dia: Conhecemos o lago Joaquina Rita Bier, Lago Negro, Le Jardin Parque de Lavanda, igreja Matriz São Pedro, Fonte do Amor Eterno, Palácio dos Festivais e rua Coberta. Aproveite para comprar chocolate nas lojas do centro. Jantamos no Carlito’s.

9º dia: Visitamos a cidade Canela (falarei sobre ela abaixo), visitamos o Vale dos dinossauros e Museu do automóvel. Jantamos no restaurante Per Voi em Gramado.

10º dia: Visita ao Mini Mundo, Museu de Cera, Harley Motor Show, Super Carros, Mundo de Chocolate da Lugano e Royal Trudel.

11º dia: Fomos para o cânion de Itaimbezinho (Cambará do Sul).

12º dia: Mundo a vapor, Templo Budista em Três Coroas e Outlet Fashion da cidade Nova Hamburgo. Volta para São Paulo

1 dia em Canela 

O município recebeu esse nome devido uma árvore chamada Canela que ficava próximo da atual praça central da cidade. O coronel João Corrêa Ferreira da Silva foi o desbravador do povo e ajudou a cidade a dar os primeiros passos de desenvolvimento com a construção da estrada de ferro. Em 1944, foi criado o município de Canela, antes fazia parte do distrito de Taquara.

Após iniciar a industrialização de madeira na região, surgiu os primeiros hotéis na região, porém o fator determinante para o crescimento do turismo na cidade, foi a construção da linha férrea que ligava Canela até Porto Alegre, facilitando a locomoção dos visitantes. Com o passar dos anos, a cidade foi gerando sua própria economia e atualmente, é um dos principais municípios mais visitadas do Sul do Brasil.

Atrações turísticas de Canela

 Catedral de Pedra

Parque Estadual do Caracol

Parque do Teleférico

Castelinho do Caracol

Parque Vale dos Dinossauros

Espero que tenham gostado de viajar comigo e que este post possa ajudar muitas pessoas. Me despeço dessa viagem incrível com sentimento de saudade.

Até a próxima aventura.

Ficou com alguma dúvida? Envie sua pergunta. Será um prazer ajudar.