Curaçao está localizado no continente da América do Sul, é uma ilha isolada pelo mar do caribe. Tem uma população de mais de 160 mil habitantes em uma área de 444 km², e sua capital é Willemstad. A moeda é Florim das Antilhas Neerlandesas, mas dólar é aceito.
Diz a história que nos séculos XVI e XVII, os marinheiros que ficavam doentes devido à falta de vitamina C eram deixados na ilha e quando os navios retornavam, eles estavam recuperados devido comer frutas com vitamina C. A partir de então, os portugueses se referiam a Ilha como o local da “curação”. Outra explicação, é que o nome se deu devido a palavra portuguesa “coração”, referindo-se à ilha como um centro de comércio. Os comerciantes espanhóis tomaram o nome como Curaçao, que foi seguido pelos holandeses.
O clima de Curaçao predominante é tropical com estação seca. A estação seca é de janeiro a setembro e a estação úmida de outubro a dezembro. As temperaturas são altas com pequenas diferenças ao longo do ano. O mês mais frio é janeiro com uma temperatura média de 26,5 °C e o mês mais quente é setembro com uma temperatura média de 28,9 °C. A máxima média do ano é de 31,2 °C e a temperatura mínima média do ano é de 25,3 °C. A ilha está fora da zona de furacões, mas ocasionalmente é afetada por tempestades e pré-furacões.
O povo de Curaçao é considerado poliglota. As línguas oficiais são: Neerlandês, Papiamento, Inglês e Espanhol. A maior parte da população de Curaçao é capaz de conversar em pelo menos duas das línguas. A língua mais falada é o Papiamento, similar com o português.


A ilha é muito visitado por mergulhadores de todo o mundo (inclusive nós) devido a grande variedade de vida marinha que existe no mar e a transparência da água. Além disso, possui vários pontos de mergulho de praia, ou seja, não precisa ir até o local de barco. Facilita muito!
Realizamos todos os nossos mergulhos com a instrutora brasileira Andhiela da operadora Goby Divers. Ela mora em Curaçao por mais de 26 anos e nos ajudou muito com dicas sobre a ilha. Recomendo!!

Como chegar em Curaçao
O voo pela companhia aérea Avianca partindo do aeroporto de Guarulhos – São Paulo, até a escala em Bogotá (Colômbia) e chegada em Curaçao tem duração aproximadamente de 7 horas. Durante o trajeto é servido café da manhã e almoço. Há 2 horas a menos de fuso horário, já em Curaçao é apenas uma hora a menos de fuso horário com o Brasil.
Aproveite para adquirir um sim card que funciona na ilha no aeroporto de Curaçao. Será útil para localizar as praias do lado Oeste, mas caso não consiga comprar o sim card, deixe tudo mapeado no waze no modo off-line. Operadoras do Brasil não funcionam!

O que fazer em Curaçao
Os locais principais de Curaçao sem dúvida nenhuma são as praias com águas cristalinas, quentes e sem ondas. Ideais para um excelente banho de mar, mas também há construções históricas, restaurantes, bares, lojas de artesanato, lojas de marcas famosas, museus e baladas.
Andar pelo centro de Curaçao:
Andar pelo centro de Punda é encantador devido as construções coloridas em ruas pequenas com grandiosidade na arquitetura holandesa. As lojas e perfumarias são tentadores, mas com o dólar alto não fizemos muitas compras. Apenas caminhamos, que por sinal a cidade é ótima para isso, pois as ruas são planas.











Passear por Otrobanda, atravessando a ponte Queen Emma, uma ponte flutuante que é símbolo da cidade e se movimenta quando há a necessidade de navios atracarem no porto.





Visitar o Rif Fort que está do lado de “Otrobanda”, um antigo forte construído em 1828 cheios de lojas, sorveterias e restaurantes.









Praias: Algumas praias ficam em propriedades privadas e para manter a limpeza/ organização é cobrado uma taxa para entrar nas praias. Para usufruir das cadeiras e guarda-sóis também tem que pagar para utilizar. Valores variam de 3 dólares a 15 dólares por pessoa.
Mamboo Beach – A praia mais badalada de Curaçao, possui vários comércios no complexo em frente à praia. Está localizada ao lado do Resort Sunscape.



















Playa Piskado: Famosa pela grande quantidade de tartarugas. Não precisa pagar para entrar e possui um pequeno estacionamento. #Dica: Não deixe objetos visíveis no carro, há casos de arrombamentos.
Playa Cas Abao Beach – Paga para entrar e usufruir das cadeiras disponíveis. Tem um pequeno restaurante com comidas simples.

Praias do lado Oeste: Playa Kalki
Playa Lagun

Playa Kenepa Pequena: Paga para usufruir o guarda-sol e cadeiras. Não tem estrutura para refeição.


Playa Kenepa Grandi




Playa Machi: Praia pequena e deserta. Realizamos mergulho com cilindro nessa e nas próximas praias que serão mencionadas.



Playa Tugboat

Playa PortoMari: É famosa devido 2 porquinhos que moram lá. Paga para entrar. Foi nessa praia que fizemos os melhores mergulhos.

Foto da GoPro. Foto da GoPro. Foto da GoPro.
Voltando das praias do lado Oeste encontramos esse letreiro e a área dos flamingos (que estava vazia, mas costuma ficar cheio no período da manhã).
Não fizemos esses passeios, mas são importantes mencioná-los:
- Conhecer o mercado flutuante com comerciantes diretamente da Venezuela que vendem frutas e vegetais em Curaçao.
- Fazer uma visita pelas cavernas Hato.
- Visitar o museu Kura Hulanda para conhecer a história do País e de seu povo.
- Passeio de catamarã por Klein Curaçao.
Hospedagem
Do Aeroporto até o hotel foi cobrado 45 dólares pelo taxista. Ficamos hospedados no Sunscape Resort & Spa all inclusive (comida e bebida a vontade). A estrutura é sensacional, possui cassino, várias piscinas, 5 restaurantes, spa, escola de mergulho, brinquedoteca e muito mais.
O hotel possui duas funcionárias brasileiras (Paula e Val) que estão a disposição para tirar dúvidas, sugerir e agendar os passeios.
O Hotel está a 6 km de Willemstad (centro da cidade) e a 15 km do Aeroporto Internacional de Curaçao, portanto precisa de táxi, carro alugado ou ônibus coletivo (van). Para pegar a van, basta ir para o ponto de ônibus que está do outro lado da rua do resort. O percurso foi de aproximadamente 10 minutos e custou 4 dólares por pessoa, considerando ida e volta.
Endereço: 78 Dr. Martin Luther King Boulevard, Willemstad, Curaçao.










Nosso roteiro
1º (04/12/18): Chegamos às 18 horas e jantamos no buffet do hotel.
2º (05/12/18): Aproveitamos a estrutura do hotel.
3º (06/12/18): Realizamos dois mergulhos com a operadora Goby Dive e instrutora brasileira Anghela. A tarde fomos no centro de Curaçao. Vimos a ponta abrir e fechar, a praça com o letreiro Curaçao e várias lojinhas. Fomos de van, custou 2 dólares por pessoa. Atentar-se com os horários da van, foi informado que a última é entre 19:45 a 20h.
4º e 5º (07 e 08/12/18): Realizamos dois mergulhos e aproveitamos a estrutura do hotel.
6º (09/12/18): Aproveitamos a estrutura do hotel.
7º (10/12/18): Alugamos um carro (versa automático) por 3 dias com custo de 50 dólares a diária. A funcionária Val do hotel que fez a reserva. Visitamos Cas Abao e Mamboo Beach. #Dica: Não deixe nada à vista dentro do carro. Há relatos de arrombamento em carros.
8º (11/12/18): Visitamos as praias do lado Oeste. Almoçamos no restaurante La Bahia na praia Lagun. #Dica: Não deixe nada à vista dentro do carro. Há relatos de arrombamento em carros.
9º (12/12/18): Arrumamos as malas para desocupar o quarto, mas deixamos no guarda volume da recepção, pois devido o voo ser mais tarde ficamos no hotel até 15:10. Utilizamos o serviço gratuito “hospitality room”. O que é isso? O hotel disponibiliza um quarto por uma hora para tomar banho.
Essa viagem foi o destino escolhido para a nossa lua de mel. Além de Curaçao, passamos por Aruba, será o próximo post do blog. Aguarde!
Deixe sua dúvida, será um prazer te ajudar!!