Roma é a maior cidade da Itália e capital do país. Está localizada na porção centro-ocidental da península itálica, cortada pelo rio Tibre, dentro do Lácio. Roma é a única cidade no mundo que tem em seu interior um país inteiro, o enclave do Vaticano. Tem uma população de aproximadamente 2,8 milhões de habitantes em uma área de 1285,3 km². A moeda é o Euro, mas o Dólar também é aceito em alguns lugares. O fuso horário na Itália em relação ao Brasil é de 4 horas a nossa frente.
O clima de Roma é caracterizado por invernos suaves e úmidos e verões quentes e secos, a temperatura média anual é de 20ºC durante o dia e 10ºC no período da noite. Janeiro é classificado como o mês mais frio, com temperatura miníma de 12ºC. Há queda de neve em quase todos os invernos, mas geralmente sem acumulação, nevascas são raras. Os meses mais quentes são julho e agosto, com temperatura máxima de 30ºC. No inverno os dias são mais curtos, ou seja, terá menos tempo de sol, já no verão a jornada é de 16 horas, o pôr do sol inicia às 21:15.
Desde a sua fundação, em 753 a.C., a cidade de Roma exerce uma influência no desenvolvimento da história e da cultura dos europeus. Após a Idade Média, Roma foi governada por 2 papas: Alexandre VI e Leão X. Um dos pontos mais conhecido é a Basílica de São Pedro e a Capela Sistina, ambas foram pintadas pelo famoso pintor Michelangelo. A religião predominante é a católica romana, assim como no restante da Itália. Muitas pessoas devem achar que a Basílica de São Pedro é a catedral da cidade, mas a catedral é a Basílica de São João de Latrão, localizada ao sudeste do centro. Em Roma existem aproximadamente 900 igrejas.
Como ir de São Paulo para a Itália
Partimos do Aeroporto Internacional de Guarulhos da cidade de São Paulo pela companhia aérea Royal Air Maroc. O voo estava previsto para decolar às 23:10, porém atrasou e saímos às 00:35. Infelizmente, percebemos que essa companhia sempre atrasa os voos, com certeza pensarei muito bem antes de comprar passagens com eles novamente.
Após 9 horas de voo chegamos na primeira escala em Marrocos, como o voo anterior atrasou tivemos que correr para trocar de aeronave no Aeroporto Internacional Mohammed V (foi tenso, mas conseguimos!). Depois de mais 3 horas de voo chegamos em ROMA!
Caso não tenha levado do Brasil, aproveite que está no aeroporto para comprar um SIM-card que funcione na Itália para o seu celular. Adquirimos da operadora TIM, que por sinal é italiana, custou 35 euros (R$ 175,00) por 35 GB de internet.
Dentro do Aeroporto Internacional de Roma Fiumicino existe a linha de trem Leonardo Express que leva de forma direta e rápida até a estação Roma Termini. Para utilizar, compre o ticket em uma máquina de autoatendimento (ATM), é aceito cartão ou dinheiro, o valor da passagem individual é 14 euros. A viagem iniciou na hora marcada no ticket e durou aproximadamente 30 minutos, sem paradas. Valide o seu bilhete antes de entrar no trem, nas máquinas que ficam na plataforma. Durante o trajeto passou uma funcionária do trem validando também.
Hospedagem em Roma
Da estação Roma Termini levamos menos de 15 minutos à pé para chegar ao hotel Exe Internacional Palace, localizado na Avenida Nazionale, 46. Possui acomodações simples, mas muito aconchegante e organizado.


Dica: Atentar-se com o preço da água, uma garrafa de 500 ml é 2,50 euros, equivalente a 12 reais, recomendo comprar em um super market na avenida que custa 2 euros uma garrafa de 1,5 litros.
Guarde sua garrafinha para encher sempre que precisar. Há inúmeras fontes de água boa para consumo espalhadas pela cidade.

Pontos turísticos de Roma
Para ter acesso a alguns pontos turísticos, optamos por comprar o Roma Pass de 72 horas. Com o cartão em mãos, você pode utilizar o metrô, visitar 2 atrações gratuitamente (verificar quais) e ter descontos no valor do ingresso em museus, galerias e teatros, entre outros.
Roma recebe muitos turistas, por isso é recomendado verificar se as visitações precisam de reservas feitas online.

Por causa dos últimos ataques terroristas em países da Europa, em vários pontos da cidade de Roma o exército está presente para proteger.

A maioria das igrejas aplicam regras sobre vestuário. Para os homens é exigido calça e camisa com manga e as mulheres devem usar saia longa, calça ou bermuda, desde que seja, pelo menos, até o joelho e camisa com manga, sem decote e costas nuas.
Praça da Espanha: Com sua famosa escadaria até a igreja Trinità dei Monti. Foi inaugurada em 1725 e o estilo arquitetônico é barroco.
Endereço: Piazza di Spagna, 00187 Roma RM, Itália.
Castelo Santo Ângelo: Atualmente abriga um museu, mas já foi utilizado como edifício militar. O Castelo está próximo da praça São Pedro, na margem do rio Tibre.
Endereço: Lungotevere Castello, 50, 00193 Roma RM, Itália.
Basílica de São Pedro (Vaticano): É o maior e considerado o mais importante edifício religioso do catolicismo, além de ser um dos locais cristãos mais visitados do mundo. Foi inaugurado em 1626 e os estilos arquitetônicos são renascentista e barroco. A Basília abriga a obra mais famosa de Michelangelo, a escultura “Pietà” entre outras obras de vários artistas e o túmulo de São Pedro. Ao lado da Basílica está a Capela Sistina e o Museu do Vaticano. Devido à grande quantidade de visitantes não é permitido fotografar. A foto abaixo foi tirada do Castelo de Santo Ângelo.
Endereço: Piazza San Pietro, 00120 Città del Vaticano, Cidade do Vaticano.

Museus do Vaticano: A principal dica é FAÇA RESERVA! Costuma ter filas enormes para comprar na hora, portanto vale a pena adquirir os ingressos online no site oficial do Vaticano. A outra dica é ir com roupa confortável, pois o complexo é grande, consiste em vários museus e galerias. A visita demora praticamente 1 dia inteiro. Fomos de metrô, descemos na estação Cipro. Valor do ingresso por pessoa: 21 euros.
Endereço: 00120 Vatican City, Cidade do Vaticano.
Panteão (Pantheon): É um templo romano e é uma das mais bem preservadas estruturas romanas antigas. Tem sido utilizado como igreja, chamada de Santa Maria dei Martiri. Está localizado na Piazza della Rotonda.
Endereço: Piazza della Rotonda, 00186 Roma RM, Itália.



Praça do Povo (Piazza del Popolo): Uma das praças mais populares de Roma. A Igreja de Santa Maria del Popolo, contém duas obras magníficas de Caravaggio, além de interessantes obras renascentistas.
Endereço: Piazza del Popolo, 00187 Roma RM, Itália.
Praça Navona (Piazza Navona): Uma das praças mais incríveis de Roma, a Embaixada do Brasil em Roma está sediada no Palácio Pamphilj, na belíssima Piazza Navona. Ao seu redor há restaurantes, cafés e gelaterias (sorveterias). Há visitação guiada gratuita pelo Palácio, basta agendar no site www.roma.itamaraty.gov.br.
Endereço: Piazza Navona, 00186 Roma RM, Itália.
Fontana di Trevi: É a fonte mais famosa de Roma (talvez do mundo!). Já foi cenário para alguns filmes. Está encostada na fachada do Palazzo Poli. Existe uma tradição de atirar uma moeda na fonte para fazer um desejo. Se conseguir chegar perto, afinal sempre está lotado de turistas, não perca tempo e jogue a sua moeda também.
Endereço: Piazza di Trevi, 00187 Roma RM, Itália.



Monumento a Vítor Emanuel II: Monumento ao primeiro rei da Itália unificada.
Endereço: Piazza Venezia, 00186 Roma RM, Itália.
Galleria Borghese: É um museu de arte instalado em uma mansão antiga de 2 andares, repleto de esculturas e pinturas de grandes artistas, como Caravaggio, Leonardo da Vinci e Raffaello. Está localizado na Villa Borghese Pinciana, um dos maiores parques verdes de Roma.
Endereço: Piazzale Scipione Borghese, 5, 00197 Roma RM, Itália.
Coliseu e Fórum Romano: Conhecido também como Anfiteatro Flaviano, está localizado no centro da cidade de Roma a leste do Fórum Romano. O Coliseu era utilizado para combates entre gladiadores e espetáculos públicos, estima-se que abrigava de 50 mil a 80 mil pessoas. Também recomendo fazer a reserva antecipadamente pela Internet, mesmo se for utilizar o Roma Pass. No horário da visita, retire o ingresso impresso na bilheteria, apresentando o cartão Roma Pass.
Endereço: Piazza del Colosseo, 1, 00184 Roma RM, Itália.
Considere levar um tênis bom e velhinho, pois após caminhar horas pelo Fórum Romano o meu ficou nessa situação precária. haha

Museus Capitolinos: É um conjunto de palácios romanos e possui uma grande e importante coleção de obras de arte.
Endereço: Piazza del Campidoglio, 1, 00186 Roma RM, Itália.
Museu de Cera: Exposição de peças feitas de cera, retratando celebridades, animais ou personagens de filmes e desenhos.
Endereço: Piazza Dei Santi Apostoli, 68/A, 00187 Roma RM, Itália.
Bocca della Verità (Boca da Verdade): É uma escultura de um rosto humano em mármore, está localizada na igreja Santa Maria em Cosmedin desde o século XVII. Diz a lenda que se alguém contar uma mentira com a mão na boca da escultura, ela detecta a mentira e “morde” a mão. A peça ficou conhecida por causa da exibição no filme “Roman Holiday” de 1953 estrelado pela atriz Audrey Hepburn e o ator Gregory Peck.
Endereço: Piazza della Bocca della Verità, 18, 00186 Roma RM, Itália.
Alimentação em Roma
Não é exagero falar que a comida italiana é uma das melhores do mundo. Confesso que é a minha comida favorita. Não deixe de experimentar todos os tipos de massas, molhos e gelatos que existem nesse país. Sem contar que os restaurantes são um mais charmoso que o outro.
Suppli: bolinho de arroz com molho de tomate, típico da cozinha romana.
Roteiro (junho/2019):
O roteiro está baseado no que conseguimos conhecer ou passamos em frente durante os 4 dias, Roma é cheio de atrações e priorizamos os pontos turísticos que mais sonhávamos conhecer, vale reforçar que o foco são os cliques feitos por mim durante a viagem.
Dia 1 e 2:
- Piazza de Spagna (escadaria Trinita dei Monti);
- Parco Sevello (vista de Roma Antiga com o Vaticano no fundo);
- Piazza del Popolo;
- Castelo de Sant’Angelo;
- Piazza Navonna;
- Pantheon;
- Monumento A Vítor Emanuel II;
- Museu de Cera (passamos em frente).
Dia 3:
- Museus do Vaticano;
- Basílica de São Pedro do Vaticano;
- Villa Medice;
- Fontana de Trevi;
- Parque Villa Borghese;
- Galeria Borghese;
- Coliseu;
- Passeio noturno pela Fontana de Trevi, Praça São Pedro e Coliseu.
Dia 4:
- Igreja Santa Maria Maggiore;
- Palatino e Fórum Romano;
- Museu Capitolino;
- Piazza de la Veritá – Igreja Santa Maria de Cosmedin e Boca da Verdade (estátua)
Espero que tenham gostado e até o próximo post!