Ponto de Memória Missioneira em São Miguel das Missões – RS

São Miguel das Missões

São Miguel das Missões está na zona oeste do estado Rio Grande do Sul, a 490 km de Porto Alegre, capital do estado. É uma cidade pequena, com aproximadamente 8 mil habitantes, mas que carrega em sua história uma batalha conhecida como “batalha de Caiboaté” e o Sítio Arqueológico de São Miguel. Hoje, é um patrimônio histórico da humanidade pela Unesco construído pelos índios guaranis e projetado pelos jesuítas.
 
A memória dos índios guaranis da época estão presentes por toda parte na região e para preservar os objetos encontrados dos ancestrais da cidade, um grupo da comunidade transformou um espaço de memória da redução Jesuíticas dos Guaranis em “Ponto de Memória Missioneira”.

O espaço busca resgatar, conservar e divulgar a história da cidade. Possui
 um grande acervo histórico da época dos guaranis e jesuítas encontrados na região doados pela comunidade. Neste acervo contém peças confeccionadas pela população local, restos de elementos arquitetônicos, maquinários, instrumentos, entre outros.
 
Conforme um dos membros do conselho responsável pelo espaço, existem outras peças que não estão expostas por falta de espaço adequado. Por esse motivo, o local está sendo reformado e ampliado. 
 

A entrada é gratuita. Está localizado próximo da Pousada das Missões, na quadra 36, lote 14, na rua Arnoldo Daher Boays – 514.
Horário de visitação: 8h às 18h.

 

 

 

Local utilizado para o ritual da erva mate. Uma cerimônia liderada pelo cacique Mariano Aguirre. 

 

 

Até o próximo post, pessoal!